Tetra Pak - jpg

Tetra Pak capacita lideranças de cooperativas de catadores de materiais recicláveis

22 mulheres participaram da quarta edição do projeto “Cuidando do Futuro”

 

Maioria entre catadores de materiais recicláveis, as mulheres também foram destaque na quarta turma do projeto “Cuidando do Futuro”, iniciativa da Tetra Pak para desenvolver líderes de cooperativas de todo o Brasil.
Neste ano, 22 catadoras das cidades de Osasco e região foram capacitadas para gerir, de forma sustentável, as organizações das quais são cooperadas. Após nove meses de encontros mensais, intercalando nove oficinas, as participantes receberam hoje (06) o certificado de conclusão no programa.

 

Criado em 2014, o projeto surgiu em razão da necessidade de fortalecer as cooperativas de catadores de materiais recicláveis, preparando-as para enfrentar as novas demandas geradas pelo crescimento da cadeia de reciclagem no Brasil.

 

“Ao se aprofundar no contexto local, conversando com todos os elos da cadeia, percebemos que não bastava somente investir em infraestrutura, ceder materiais ou equipamentos para que as cooperativas se desenvolvessem. Era necessário capacitar as lideranças para que elas, de fato, conduzissem negócios mais rentáveis, sustentáveis e independentes. Com apoio de especialistas e parceiros, desenvolvemos, então, uma metodologia específica para a qualificação destes profissionais”, afirma Valéria Michel, diretora de meio ambiente da Tetra Pak.

 

Ionara Pereira dos Santos é presidente da AveMare (Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais da Vila Esperança), que fica em Carapicuíba. Formada em setembro de 2000 e formalizada em 2007, a entidade tem hoje com 69 associados. Quando foi convidada para participar do “Cuidando do Futuro”, ela conta que já gostou da ideia. “Este curso é incrível, pois faz com que tenhamos um encontro conosco, identificando nossos pontos fortes e fracos. Nossa Cooperativa não sabia trabalhar muito bem as diferenças das pessoas, sendo que este é um papel importante, pois é uma forma de ajudá-las a encontrar suas maiores qualidades e buscar um crescimento como ser humano em todos os aspectos de suas vidas”, conta a presidente.

 

Ionara percebeu uma mudança radical no comportamento das cooperadas que, assim como ela, participaram da atividade. “Fiquei muito feliz e orgulhosa de ver nelas uma evolução, além de ter despertado o espírito de liderança que a diretoria da cooperativa já havia percebido, mas elas não se davam conta deste talento. O sentimento em todos os envolvidos neste curso é o de agradecimento por nos ajudar a evoluir como seres humanos e por terem acreditado em nós”, finaliza.

 

Fomento à reciclagem

A Tetra Pak preza por ações sustentáveis em toda linha de produção das embalagens. As caixinhas são totalmente recicláveis, além de utilizarem matéria-prima de fonte renovável e papel certificado com manejo sustentável. O investimento em tecnologias que permitam a utilização da embalagem pós-consumo como matéria-prima é resultado de uma sólida política ambiental conduzida pela Tetra Pak há mais de duas décadas.

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com mais de 24.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™” reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

 

 

Fonte: JeffreyGroup

 

 

 

Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar
necessariamente a opinião do Portal.