Sidel Super Combi 3

A ENGENHOSIDADE DA SIDEL SUPER COMBI INTRODUZ A INTELIGÊNCIA DOS EQUIPAMENTOS NA PRODUÇÃO ATUAL

Lançada com sucesso durante a Drinktec 2017 — mais importante feira do setor de bebidas e alimentos líquidos do mundo —, a Super Combi foi projetada e construída como uma única solução inteligente. Graças à inteligência integrada baseada em dados, ela simplifica a vida dos produtores de água e refrigerantes (CSD), facilitando a otimização contínua do desempenho ao longo de todo o processo produtivo.

Solução de próxima geração, a Sidel Super Combi integra cinco etapas de processo reunidas num único sistema inteligente: alimentador de preformas, sopradora, rotuladora, enchedora/tampadora e alimentador de tampas.Para proporcionar desempenho auto-otimizável e aumentar o valor no longo prazo, o equipamento combina a automação inteligente com tecnologias inovadoras de máquinas conectadas e gestão de análise de dados, otimizando os serviços de produção e manutenção.

 

Solução mais inteligente para as demandas atuais
As preferências dos consumidores são mais variadas e a demanda em geral vem aumentando devido ao crescimento populacional sem precedentes, ao aumento do poder aquisitivo e à crescente demanda por personalização do design e dos sabores dos produtos. Dispor de soluções que possam satisfazer as exigências de fabricação de novos produtos de maneira eficiente e, ao mesmo tempo, implementar tecnologias que melhorem a viabilidade no longo prazo tornou-se vital para garantir o sucesso dos fabricantes.
Os produtores de bebidas querem simplesmente uma solução que pense e aja por eles. Graças à inteligência baseada em dados e à automação avançada, a Sidel Super Combi oferece a solução. Por exemplo, a regulação autônoma se faz por meio do Sidel Intelli-Adjust™, que controla o desempenho do sistema e o ajusta automaticamente sempre que necessário. Aprimoramentos de longo prazo sem comprometer a simplicidade de operação, períodos de manutenção reduzidos e períodos de inatividade mínimos também são possíveis graças às interfaces intuitivas, como a orientação por realidade aumentada e o GPS.

Por exemplo, para que o operador possa intervir mais rapidamente, o equipamento é equipado com um sistema de alerta automatizado que fornece relatórios atualizados sobre ocorrências como trocas de formato, falta de rótulos e tampas, além de possíveis falhas, acessíveis via computadores portáteis inteligentes e áudio EIT™ (Ferramenta de Melhoria da Eficiência). O software aprimorado de Análise de Causa Raiz (RCA, na sigla em inglês) possibilita intervenções intuitivas por parte dos operadores, facilitando e acelerando a solução dos problemas. Além disso, a resolução de problemas guiada reduz a necessidade de qualificação do operador e oferece maior repetibilidade da troca de formatos e dos procedimentos de manutenção. A plataforma Sidel InUse é capaz de prever falhas e otimizar a manutenção, pois “aprende com a experiência”. Acessível via smartphone e tablet equipados com um aplicativo especial – desenvolvido para Android e iOS –, a plataforma permite compartilhar e interpretar os dados dos equipamentos conectados, agilizando o processo de resolução de problemas e a detecção de possíveis falhas, além de indicar a maneira de solucioná-las. A Super Combi também proporciona acesso em tempo real ao repositório de Big Data da Sidel – onde os dados do cliente são armazenados em condições de total cibersegurança – para refinar seus próprios algoritmos de previsão, possibilitando manutenção, controle e até mesmo aprimoramento do desempenho dos principais componentes e módulos.

 

Menor custo de produção por metro quadrado
Para assegurar uma produção ainda mais sustentável, a Super Combi foi totalmente projetada para minimizar o uso de recursos. Por exemplo, a sopradora Super Combi – inspirada na plataforma Sidel Matrix™ – opera com a máxima eficiência do forno e o menor impacto ambiental. Graças à integração do processo de rotulagem, a solução amplia as fronteiras da produção e do manuseio de garrafas ultraleves. O consumo de energia elétrica foi reduzido em até 45%, o tempo de pré-aquecimento baixou em até 15% e, com a opção de recuperação dupla de ar AirEco2, o emprego de ar comprimido também ficou 35% menor. Para reduzir ainda mais o impacto ambiental, todo o sistema opera com motores sem escovas. Além disso, o novo derretedor e controle de distribuição de cola da rotuladora minimiza o consumo. O alimentador de tampas OptiFeed® da Gebo Cermex – empresa do Sidel Group – combina armazenamento, elevação, orientação e alimentação em alta velocidade com economia de energia, pois sua tecnologia de elevação individual de tampas dispensa o uso de ar comprimido e de sistemas de ventilação eletrônica durante a extração.
Ergonômica, compacta e fácil de operar
Dotada de interfaces intuitivas, design ergonômico e orientações claras para as operações e atividades de manutenção, a solução foi projetada para facilitar a operação e manter altos níveis de desempenho e operabilidade. A Super Combi foi construída para garantir o acesso imediato e seguro do operador. Por exemplo, o alimentador de preformas está situado no nível do piso e a rotuladora e o alimentador foram concebidos para facilitar as intervenções. Graças à nova ergonomia, ao design compacto – até 30% menor que um equipamento independente – e à grande visibilidade de todos os blocos, a Sidel Super Combi pode ser controlada por um único operador.

 

Mais segura e higiênica
Com foco permanente em higiene, qualidade das embalagens e integridade das bebidas, a Sidel Super Combi garante a máxima segurança dos alimentos – meta prioritária para os produtores. O manuseio delicado no alimentador garante a qualidade original das preformas. Além disso, o deslocamento positivo das garrafas pelo gargalo por todo o sistema e através de um ambiente seguro – desde o sopro até o fechamento – é a garantia do máximo cuidado durante o processo. Isso melhora a qualidade global das garrafas e maximiza as oportunidades para a redução de peso. Os sistemas integrados de visão/refugo, desde a preforma até as tampas, asseguram a fabricação de produtos de altíssima qualidade, economizando matérias-primas e recursos.

Última palavra em flexibilidade para maior operabilidade
A integração de inovações tecnológicas, minimiza as trocas de formato na Sidel Super Combi, o que permite aumentar a velocidade e melhorar a eficiência a fim de manter a fluidez da operação com o menor tempo de inatividade. A simplicidade dos ajustes do alimentador de preformas, a retirada rápida dos moldes e a alta velocidade de um sistema confiável de emenda de bobinas, sem esquecer o tambor setorizado da rotuladora, são apenas alguns dos recursos que a Sidel Super Combi emprega para facilitar e acelerar ainda mais a troca de formatos.

 

Flexibilidade inovadora da rotulagem para minimizar o tempo de inatividade
O alto rendimento de produção de bebidas em alta e altíssima velocidade requer equipamentos que superem os obstáculos tradicionais para garantir uma operabilidade contínua. A Sidel Super Combi é fruto de amplas inovações e melhorias da tecnologia de rotulagem já utilizada pela empresa. Possibilita a utilização de diferentes configurações de máquina dependendo do resultado procurado, por isso o novo processo de rotulagem é altamente eficiente e oferece níveis de flexibilidade de processo inigualáveis: a rotuladora integrada é capaz de executar diversos processos de rotulagem, como a aplicação de rótulos autoadesivos (PSL) e roll-fed.
O processo de rotulagem pode ser otimizado para funcionar com até três estações operando simultaneamente ou com a configuração “mestre/escravo”, na qual uma ou duas estações operam enquanto a estação definida como “escrava” permanece inativa — e ainda assim atingir o nível de produção nominal. Na hora de trocar a bobina, os papéis se invertem automaticamente. O resultado é um processo de rotulagem com produção contínua em alta velocidade, sem perda de produto nem redução da velocidade de produção decorrente da troca de bobinas.

Ao utilizar equipamentos com inteligência integrada e tecnologias inovadoras da Sidel, a nova Super Combi proporciona a otimização contínua da produção e melhora o desempenho dos produtores de água engarrafada e refrigerantes em PET. É a solução ideal para maximizar a produção e aumentar a eficiência da linha, além de reduzir o TCO. Esta é mais uma solução inteligente da Sidel. A próxima geração de produção de água e refrigerantes já está à sua disposição.

Para mais informações, acesse http://www.sidel.pt/equipamento/super-combi.

 

Fonte: EMG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar

necessariamente a opinião do Portal.