Balanço: Edição 2017 da Fispal Tecnologia consolida o evento como o maior encontro das indústrias de Alimentos e Bebidas da América Latina

FISPAL

Os mais de 440 expositores se mostraram extremamente satisfeitos com a realização de negócios e visitação de um público qualificado, que buscava soluções para o segmento

Evento reuniu uma série de atrações e conteúdo relevante para seu público-alvo, os profissionais da cadeia de A&B. Número de visitantes chegou a mais de 40 mil, superando as expectativas da organização

Chegou ao fim a edição 2017 da Fispal Tecnologia, Feira Internacional de Tecnologia para indústria de Alimentos e Bebidas, que aconteceu entre os dias 27 e 30 de junho, no São Paulo Expo. Depois de 32 anos sendo realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em 2017 a Fispal Tecnologia teve uma nova casa, o São Paulo Expo, o mais novo complexo de eventos de São Paulo. Além desta mudança positiva, a feira contou com outras novidades para contribuir com o sucesso do evento, que se consolidou como o maior encontro das indústrias de A&B da América Latina.

Entre as novidades, estavam a realização do Fórum Fispal Tecnologia, o Demonstrador da Indústria 4.0 – Alimentos & Bebidas, o Lab de Soluções /Lounge da Inovação e o Lounge ABRE de Embalagens, além da setorização da feira, cuja planta, com o intuito de facilitar a circulação do público visitante, foi dividida nos seguintes setores: Máquinas para embalagens, Marcação e Codificação, Embalagens, Processos, Equipamentos e Acessórios e Logística e Automação.

Este conjunto de ações, somado à participação dos mais de 440 expositores com apresentação de soluções focadas em Higiene e Segurança, Robótica, Automação e Logística, Sustentabilidade, Aumento de Produtividade, Equipamentos e Acessórios, Máquinas para Embalagens, Embalagens, Marcação e Codificação, Processos, entre outros, fizeram da 33ª Fispal Tecnologia a edição mais completa do evento, com a visitação de mais de 40 mil pessoas, de 37 países.

Fórum Fispal Tecnologia

Com quase 20 horas de conteúdo, com palestras, painéis e debates, o Fórum Fispal Tecnologia consolidou-se como o maior encontro de atualização da cadeia de Alimentos & Bebidas. O evento, que aconteceu paralelamente à Fispal Tecnologia, nos dias 27 e 28 de junho, no São Paulo Expo, recebeu mais de 500 inscrições e reuniu mais de 300 gerentes e diretores das maiores indústrias de A&B.

“O Fórum teve palestras e debates muito qualificados, focados em temas atuais, que nos auxiliaram principalmente na otimização dos processos e no quesito qualidade. Foi proveitoso não apenas para o público, mas também para os palestrantes, pois a agenda tinha temas bastante diversificados”, comenta Marcelo Fiorentim, gerente de unidade da Aurora.

Para Fausto Padrão Junior, gerente de engenharia da Coca-Cola, “foi muito importante apresentar como estamos conseguindo vencer barreiras nesta crise que o mercado brasileiro atravessa”. O executivo apresentou palestra sobre a nova fábrica da Coca-Cola Andina com foco na Indústria 4.0.

O Fórum Fispal Tecnologia abordou temas como a confiança do consumidor brasileiro nos alimentos e bebidas industrializados, aumento da produtividade, segurança na produção de alimentos, gestão da qualidade, métodos e metodologias, além de dedicar parte de sua programação à Manufatura Avançada. Sob responsabilidade do Ital, o Fórum contou em sua grade com o Beverage Innovation Summit, promovido com o apoio da ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas).

“O Fórum Fispal Tecnologia superou nossas expectativas, com um resultado que só reforça a importância de continuarmos investindo no fornecimento de conteúdo relevante, paralelamente à realização da Fispal Tecnologia”, conclui Clelia Iwaki, diretora da feira.

Projeto Indústria 4.0 – Alimentos e Bebidas

Despertando atenção dos visitantes da feira, o inovador Projeto Indústria 4.0 – Alimentos e Bebidas, desenvolvido em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, Zorfatec Consultoria e MCK Automação Industrial, foi um dos grandes destaques da Fispal Tecnologia. Com uma linha de produção real, com a explanação das tecnologias aplicadas aos processos produtivos de um ambiente da Manufatura Avançada, que entregava um produto totalmente personalizável, de acordo com as preferências do consumidor, o demonstrador deixou claro que a aplicação do conceito da Indústria 4.0 para o setor de A&B é totalmente possível de ser utilizado no mercado nacional, uma vez que o Brasil já possui tecnologia disponível para tal.

O pioneiro demonstrador da Indústria 4.0 para o setor de Alimentos e Bebidas contou com a participação de diversas empresas, que tiveram papéis fundamentais para que o público pudesse ter contato com um projeto inovador e totalmente conectado com as tendências do mercado mundial.

Os patrocinadores na categoria Diamante foram ABB, MCK Automação Industrial, Omron, Perfor e Schneider Eletric; na categoria Ouro Furnax, Paletrans, Phoenix Contact, Rockwell Automation, Siemens, Thermo Fisher e TOTVS; na categoria Prata a empresa Multivac; na categoria Bronze, Beckhoff, Bonfiglioli, Burkert, Cargomax, Cobra Correntes, Dohler, Magnoflux, Sick.

Confira o papel de cada um dos patrocinadores no projeto:

-ABB – Robôs aplicados na manipulação dos Pratos, Robô colaborativo YUMI, para entrega dos produtos.
-Omron – Sensores, Interfaces Homem-Máquina e robô móvel autônomo para entrega do produto.
-Perfor – Sistema de detector de metais e sistema de raio X, para controle de contaminantes sólidos no produto.
-Schneider electric – controles para os módulos de produção, Software de controle de produção (MES).
-Furnax – soluções em automação de processos para fechamento de embalagens
-Phoenix Contact – interface de dados com as células do processo e administração da rede e segurança.
-Rockwell Automation – CLPS para controle dos módulos de produção, Unidades de I/O remotas, Industrial Data Center onde serão executados os programas de supervisão, controle e Gerenciamento.
-Siemens – CLPs para controle dos módulos de produção, SW de Simulação
-Thermo Fischer – Detectores de metais, Sistemas de inspeção por Raio X.
-Totvs – Software de Configuração do produto, ERP para controle do demonstrador.
-Multivac – produção das bandejas plásticas.
-Beckhoff – PC Industriais para controle dos módulos de produção, Interfaces Homem-Máquina.
-Bonfiglioli – Acionamentos aplicados na esteira transportadora.
-Cobra Correntes – Esteira transportadora para o processo de produção.
-Dohler – coberturas de morango, goiabada e frutas vermelhas.
-Magno Flux – integração dos equipamentos e softwares presentes na linha de produção.
-Sick – sensores e componentes para segurança dos equipamentos de produção.
-Comprint – impressão de dados variáveis nas embalagens do sorvete, como nome do visitante, informações alusivas à feira, códigos de barras e códigos bi-dimensionais.
-São Rafael – Sistema de refrigeração e de isolamento térmico do ambiente de produção.

Os apoiadores foram Abis, Aromitalia, Callebaut, Comprint, CostraFrio, Cutmaker, Elgin, Elvi Cozinhas Profissionais, Eng. Legho Systemas, Euchner Brasil, Festo, Grecco Técnica, HeatCraft, Hipernet, Masterlift, MCPack, Nexlux, São Rafael, SMC e Sorvemaq.

Lab de Soluções

O espaço era destinado à solução de desafios das empresas participantes da Fispal Tecnologia, com a ajuda de profissionais do SENAI-SP. A primeira fase do projeto aconteceu com o cadastramento de empreendedores que buscavam soluções para suas respectivas indústrias, antes do início da feira. O SENAI elegeu três desafios propostos (fabricante de balas de banana que procurava um equipamento que realizasse o descascamento da fruta in natura de forma eficiente; fabricante de cápsulas de café que buscava uma uniformidade e padronização na extração do café em cápsulas e, por fim, uma fábrica que queria mudar sua alimentação a vapor, que era ineficiente) e, durante a realização do evento, apresentou as soluções desenvolvidas pelas equipes multidisciplinares de profissionais da instituição.

Mais de 1.600 representantes de empresas estiveram presentes no Lab de Soluções, onde foi possível vivenciar todo processo de geração de ideias para solucionar os desafios das empresas com a ajuda de profissionais de diversas aéreas tecnológicas do órgão.

“Fomos procurados não só por empresas que enfrentam os mesmos problemas, mas também por outras que buscam melhorias e, principalmente, desenvolvimento de novos produtos. Estamos muito satisfeitos com o perfil do visitante que nos procurou na feira, realmente engajados e em busca de melhorias para o setor de A&B”, comentou Cristiana Ambiel, coordenadora de atividades técnicas do SENAI Barra Funda.

Esta foi a primeira vez que um Lab de Soluções foi realizado dentro de uma feira de negócios e possibilitou que o participante / visitante vivenciasse e acompanhasse o processo de geração de ideias em suas diversas faces, agregando valor à realização do evento.

Juntamente ao Lab de Soluções, a equipe do Senai apresentou cinco produtos totalmente inovadores, que formaram o Lounge da Inovação: o Cura Ressaca Dr. Up, bebida energética com característica isotônica, que ameniza os sintomas causados pelo consumo de bebidas alcoólicas, o creme vegetal tipo ‘margarina’ de frutas, uma pré mistura para bolo vegano sem glúten, a Bendita Mandioca, mandioca processada congelada em cubos, e o Tempero Salgante, com até 80% menos sódio em relação ao sal.

Consultoria gratuita do IMT

Dentro do espaço do demonstrador da Indústria 4.0 – Alimentos e Bebidas foi montado um posto de atendimento do Instituto Mauá de Tecnologia, que oferecia a possibilidade de inscrição para receber consultoria gratuita para as indústrias de Alimentos e Bebidas durante seis meses. A ação era voltada para micro, pequenas e médias empresas e tinha como objetivo fomentar o setor, proporcionando à estas indústrias a oportunidade de receber uma consultoria sem custos, além de mostrar a importância de estruturar o negócio para crescimento da lucratividade e da melhoria no processo produtivo.

Além disso, o IMT prestava atendimento no local para as empresas que tinham interesse em identificar em qual momento sua indústria está e entender quais eram os passos para chegar na indústria 4.0.

Com mais de 200 visitas ao local, 90 empresas fizeram suas inscrições para participar do processo seletivo. Durante os três dias da feira, os representantes das empresas interessadas preencheram um questionário, que foi submetido à avaliação técnica dos profissionais da Mauá. A segunda fase tem início agora, pós o evento, no Instituto Mauá de Tecnologia, quando as empresas selecionadas participarão de um workshop para desenvolver atividades práticas com propostas de cronograma de implementação dos projetos de melhorias das plantas.

Nos seis meses seguintes, receberão visitas mensais de professores da Mauá, que acompanharão de perto o desenvolvimento dos projetos e possíveis ajustes. No final do período, um relatório conclusivo será encaminhado à Informa Exhibitions.

“Foi uma experiência muito positiva poder novamente falar sobre Manufatura Avançada, também conhecida por indústria 4.0. Na Fispal Tecnologia, a Mauá teve a oportunidade de conversar com diferentes empresas e mostrar o que estamos fazendo e o que podemos contribuir para que todas cresçam dentro desse segmento”, comenta o professor de Engenharia de Produção, do Instituto Mauá de Tecnologia, Antonio Cabral.

Lounge ABRE da Embalagem

O Lounge ABRE da Embalagem, uma parceria da Fispal Tecnologia com a Associação Brasileira da Embalagem (ABRE), reuniu nove empresas que atuam no setor, desde agências responsáveis pela criação de peças até pequenos e médios fabricantes. O objetivo era fomentar a troca de informações e apresentar tendências e soluções para o segmento através de palestras, com duração de 20 minutos.

Paralelamente as palestras, o Lounge recebeu os votos para a 17ª edição do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, eleição que consagra as melhores embalagens do Brasil. Os visitantes e expositores da feira puderam participar através da categoria “Voto Popular”.

“O retorno de nosso espaço exclusivo na Fispal Tecnologia foi muito positivo, pois recebemos pessoas que atuam em diversas empresas do segmento e, somente nos dois primeiros dias de feira, registramos mais de cinco mil votos para nossa premiação”, declarou Isabella Salibe, gerente comercial e de marketing da ABRE.

Impressões dos expositores e edição 2018

Na avaliação dos expositores, a mudança de local, a setorização da feira e a grande frequência do público ligado ao setor de A&B foram grandes diferenciais para o sucesso da Fispal Tecnologia 2017.

“Foram dias intensos, de muitos visitantes em busca de novidades, além de muitos clientes. Foi a edição da Fispal que participamos em que mais realizamos negócios”, comemorou Roberta Aguiar, coordenadora de Marketing da VideoJet.

Para Vladimir Soares da Costa, Marketing da SEW-EURODRIVE Brasil, não foi diferente. “Recebemos no nosso estande um público bem acima do esperado. Um fator que contribuiu muito para este resultado foi a setorização da feira, pois, dessa forma, os visitantes puderam otimizar o tempo e ir direto aos estandes que eram de seus interesses”.

A Informa Exhibitions, organizadora do evento, também comemorou os resultados alcançados. “Nosso intuito era fazer da 33ª edição da Fispal Tecnologia um marco para a Indústria de Alimentos e Bebidas, reunindo em um único evento assuntos de interesse para toda cadeia. E esta visitação acima do esperado confirma o esforço e dedicação da Informa Exhibitions para disponibilizar, em um só lugar soluções, informações relevantes e tendências para o setor, além de promover a realização de negócios e relacionamento”, declarou Clélia Iwaki, diretora da Fispal Tecnologia.

A edição 2018 da Fispal Tecnologia já está confirmada e vai acontecer entre os dias 26 e 29 de junho, no São Paulo Expo. Mantendo sua tradição no desenvolvimento de projetos inovadores, a Informa Exhibitions já prepara uma novidade para a próxima edição.

 

 

Fonte: SD Press