AS SOLUÇÕES SIDEL DE LINHA COMPLETA PARA REFRIGERANTES MELHORAM A FLEXIBILIDADE DE PRODUÇÃO E A HOMOGENEIDADE DA BEBIDA

Sidel_CSD-Complete-Lines_presenting-876x1024

 

Os produtores de refrigerantes atualmente precisam de linhas de produção que sejam flexíveis e inteligentes, sem comprometer a qualidade, velocidade e eficiência. Essas soluções permitem uma operabilidade de produção otimizada, consumo reduzido de recursos e trocas rápidas de unidades de manutenção de estoque (SKU), mantendo ainda a Eficiência Global do Equipamento (OEE) constante. Tal abordagem é essencial para vencer os desafios do mercado atual de refrigerantes, reconhecendo efetivamente as funções que embalagens, equipamentos, design de linha, automação inteligente, gestão de dados inteligentes e serviços contínuos devem desempenhar.

Com o crescimento da população mundial e o aumento da urbanização, as novas demandas incluem uma preferência por tamanhos menores, on-the-go (para consumo em movimento), compatíveis com o estilo de vida urbano e atarefado dos consumidores. No mundo todo, a crescente preocupação com dieta, saúde e forma física pessoais também faz com que as bebidas açucaradas sejam deixadas de lado, em favor de opções mais saudáveis. Consequentemente, muitos produtores de refrigerantes estão apostando em uma variedade maior de novas bebidas (com adoçantes naturais de baixas calorias, bebidas esportivas, sucos gaseificados) e em sabores tradicionais e locais. Para atender as necessidades de produção em um mercado tão fragmentado, é preciso inovações e soluções mais inteligentes.

“As condições de mudança muito rápidas e as demandas que indústria deve administrar atualmente impõem aos produtores uma necessidade de flexibilidade para suas linhas de envase em PET”, explica Damien Fournier, Diretor de Marketing da Categoria Refrigerantes da Sidel. “No lançamento de novos produtos, a capacidade de adaptação da produção com rapidez e eficiência, mas que preserve a alta qualidade da bebida e a máxima experiência de consumo, é essencial para que os produtores aproveitem as oportunidades que surgem.”

Com mais de 40 anos de experiência em soluções de linha completa para refrigerantes e a maior base instalada do mundo de soluções integradas de sopro-enchimento-fechamento, a Sidel oferece controle e transparência totais ao longo de todo o processo. “A produção bem-sucedida de refrigerantes requer um enfoque na flexibilidade, bem como na eficiência geral e nas possibilidades de destaque da marca”, acrescenta Fournier. “É por isso que as soluções de embalagem com ótimo desempenho ao longo de toda a cadeia de suprimentos e que garantam alta qualidade e o prazo de validade esperado são fatores essenciais no momento de se escolher o fornecedor ideal de equipamentos para a linha de envase.”

Soluções inovadoras e desempenho otimizado da garrafa validados por nossos especialistas
Com o objetivo de aprimorar a resistência e o desempenho da garrafa, reduzir custos e garantir que a marca se destaque nas prateleiras, os cientistas e designers de embalagem da Sidel trabalham em mais de 8.000 novos designs e desenhos de garrafa anualmente. Em 5 centros de embalagem e 4 laboratórios de P&D internos no mundo todo, eles ajudam os produtores a definir, qualificar e industrializar as soluções de embalagem mais adaptadas às expectativas do consumidor. Isso leva frequentemente os clientes e parceiros a confiarem na expertise, ferramentas e processos da Sidel para desenvolver suas soluções de embalagem e procedimentos de validação correspondentes. Ao criar e avaliar amostras de garrafas e realizar diversos testes diferentes, os laboratórios da Sidel garantem a segurança e a qualidade das bebidas, bem como o excelente desempenho do produto ao longo da cadeia de suprimentos, o que resulta em uma melhor experiência de consumo.

A expertise da empresa levou ao recente desenvolvimento do Sidel StarLite™, design exclusivo de fundo PET que aumenta a resistência e a estabilidade da garrafa, reduzindo também o peso da embalagem e o consumo de energia. Com esta solução – que pode também ser aplicada a linhas já instaladas – os custos totais são reduzidos sem afetar a qualidade da bebida. O fundo StarLite Tropical base – recentemente incluído à gama de designs de garrafa StarLite – foi projetado para recipientes de refrigerantes sujeitos a condições ambientais adversas, como os produzidos e distribuídos em altas temperaturas ou em climas úmidos. Sua geometria otimizada reforça todas as áreas mais sujeitas à ruptura sob tensão.

Oferecendo uma solução flexível para refrigerantes em tamanhos de 250 ml a 3 litros, e com todos os níveis padronizados de carbonatação, o resultado final é uma garrafa PET que oferece maior resistência e melhor estabilidade ao longo da cadeia de suprimentos.

Além disso, os refrigerantes são uma das principais aplicações de bebidas para as quais a empresa desenvolveu o Sidel Actis™ (Tratamento com Carbono Amorfo das Superfícies Internas) – tecnologia pioneira de barreira por revestimento de plasma para garrafas PET que prolonga a data de validade e oferece potencial de redução de peso. A solução de barreira foi projetada para recipientes PET menores ou de dose única (geralmente, menos de 700 ml), que são especialmente sujeitos a trocas de gases, como a entrada de oxigênio (O2) e a perda de dióxido de carbono (CO2).

Produção compacta e flexível
As soluções totalmente integradas, higiênicas e inovadoras da Sidel ajudam a otimizar a operabilidade e os custos operacionais. O portfólio inclui uma gama de componentes e equipamentos modulares, capazes de melhorar a eficiência e a velocidade da linha, assegurando também segurança alimentar, flexibilidade e higiene.

No entanto, cada linha de produção tem suas próprias especificidades em termos de localização, sistemas de energia, processos e embalagem. A Sidel projeta linhas de produção para PET com enfoque na funcionalidade, eficiência, ergonomia e produtividade, tendo o cuidado de se assegurar que tudo funcione ao mesmo tempo e sem entraves para criar uma solução que atenda às necessidades específicas de cada cliente. A competência em engenharia da empresa é composta pela combinação multidisciplinar de especialistas, peritos, métodos e processos comprovados, com ferramentas de design e simulação desenvolvidas para oferecer produtividade e desempenho ótimos para a linha de PET.

A Combi Sidel Matrix™ oferece processos de sopro, enchimento e fechamento em uma mesma máquina, otimizando o layout da linha de produção com menor ocupação de espaço. Combina eficientemente os benefícios da sopradora Sidel Matrix e da enchedora volumétrica eletrônica SF300 FM. Com trocas de formato mais rápidas com economia no consumo de energia, mão de obra, matérias-primas, tempo de manutenção e peças de reposição, a Combi reduz os custos operacionais em até 12%. E, mais importante, a solução oferece alto desempenho, com níveis de eficiência até 4% superiores às máquinas independentes.

Mistura mais precisa, homogênea e sustentável
Para uma mistura controlada, mais de 2.000 misturadores foram instalados e certificados no mundo todo, garantindo excelentes perfis de sabor e uma carbonatação duradoura e homogênea dos refrigerantes. O misturador Sidel Matrix SM500 permite melhor qualidade da bebida, produzindo bebidas premium que respeitam integralmente a receita original. Para maior flexibilidade, conta com uma plataforma modular que permite diversas configurações, como a desaeração dupla ou simples da água e upgrades opcionais.

Além disso, o misturador pode ser combinado com a enchedora Sidel Matrix SF300 FM via configuração Blendfill, para uma excelente qualidade de refrigerantes. Usando o tanque de bebida do misturador como tanque compartilhado com a enchedora, consome menos CO2. Permite também reduzir custos, desperdício de bebida e o espaço ocupado, além de viabilizar trocas de receitas mais rápidas, sem comprometer a qualidade constante das bebidas.

Projetada para higiene otimizada e baixo consumo
As linhas completas de PET para refrigerantes são projetadas tendo em mente a segurança alimentar e a sustentabilidade. Garrafas falsas Clean-In-Place (CIP) ajudam a automatizar o processo de limpeza, e o tanque externo de bebida é fácil de limpar, proporcionando economia de tempo e custos. A limpeza externa (com superfícies autodrenantes) foi projetada e construída para garantir a eficiência, com pouco consumo de água e agentes químicos, mais reduções de custos e maior segurança e sustentabilidade de produção. A higiene é também otimizada graças ao compartimento de enchimento reduzido, sendo cerca de 80% menor que soluções tradicionais e com volume em condições controladas.

Proporcionar um visual marcante à embalagem final
A rotulagem é um fator essencial para assegurar que o produto se destaque nas prateleiras do supermercado. A tecnologia roll-fed usa rótulos de plástico finos, que possuem qualidades físicas e funcionais, tornando-os muito atraentes para os consumidores e vantajosos para os produtores de bebidas. A eficiente estação de rotulagem roll-fed da Sidel Matrix SL70 realiza a aplicação precisa e controlada de rótulos em frascos de qualquer formato. Com trocas de formato de recipiente 30% mais rápidas, este sistema ergonômico maximiza a operabilidade e a produtividade. Usa até 40% menos energia e também reduz o tempo de manutenção em 40%.

Configurações flexíveis de empacotamento, trocas de formato rápidas e transporte otimizado
A embalagem secundária (embalagem final que o consumidor vê no ponto de venda) é uma grande oportunidade para reforçar o reconhecimento da marca, portanto, deve ser atraente, durável e funcional para chamar a atenção. Os transportadores inteligentes da Sidel, que transferem as garrafas rotuladas para o processo de empacotamento secundário, podem ser automaticamente ajustados para manusear diferentes formatos. Com uma alimentação delicada de garrafas para manter a uniformidade e a qualidade, as empacotadoras também otimizam o uso de aquecimento, cola, papelão e filme.

Isso minimiza os custos totais e garante que a proteção do produto ao longo da cadeia de suprimentos contra mudanças climáticas, de pressão e temperatura não seja comprometida. Todas as empacotadoras da Sidel oferecem trocas de formato rápidas para um manuseio flexível de diversas SKUs.

Tanto as paletizadoras Sidel convencionais, quanto as robotizadas permitem trocas de SKU rápidas e fáceis na formação de camadas, a fim de organizar o número correto de garrafas nas bandejas ou suportes, ou de pacotes nos paletes. Para completar e melhorar ainda mais suas soluções de paletização, a Sidel oferece o Place & Pal Designer™, um software fácil de usar para automatizar a configuração da plataforma de paletização, com duas opções diferentes de integração disponíveis para maximizar a flexibilidade. Ele pode ser diretamente integrado na Interface Homem-Máquina (IHM) da ilha de paletização ou, alternativamente, por conexão automática ao servidor do supervisor em modo remoto. A implementação do software como parte do processo de paletização oferece uma série de benefícios, otimizando a escolha de padrões existentes e tornando mais fácil e rápido a criação de novos e potencialmente mais eficientes. Permite a criação e gestão de uma base de dados específica, aceitando entradas diretas de novos formatos. A programação de novos padrões é acelerada pela capacidade de consulta dos padrões anteriormente armazenados, e o software também verifica automaticamente a adequação e a estabilidade dos paletes para os padrões escolhidos. Dessa maneira, padrões de palete inteligentes de vários tamanhos e formatos de garrafas são realizados, com o intuito de otimizar a eficiência durante o transporte e o armazenamento.

Operabilidade máxima e custos operacionais mínimos
Após estabelecido o pleno funcionamento da linha, a Sidel Services™ oferece um portfólio sob medida que ajuda a construir, manter, restabelecer e até melhorar o desempenho durante toda a vida útil dos equipamentos. Desde a manutenção personalizada e a melhoria de linha, até as peças de reposição e serviços de logística, a empresa combina proximidade com o cliente e experiência global para encurtar os prazos de entrega e melhorar a eficiência para os clientes.

No entanto, é difícil melhorar o que não é medido. O mercado está em busca de sistemas com “inteligência integrada”, capazes de traduzir proativamente dados brutos em informações relevantes. A Efficiency Improvement Tool (EIT™) da Sidel trata as questões de produção para solucionar e antecipar os constantes desafios a partir de tendências e previsões.

“Adotando uma visão abrangente da Eficiência Global do Equipamento e de toda a vida útil de uma linha de produção à medida que novas tecnologias e soluções são desenvolvidas, a Sidel oferece aos clientes opções e upgrades, conversão de linha e serviços de treinamento. Isso garante que os equipamentos não fiquem obsoletos e reforça as competências dos operadores para potencializar o desempenho.

Assim, a empresa está sempre trabalhando para ajudar os produtores a otimizar os custos operacionais e alcançar o menor TCO possível, garantindo também o desempenho sustentado ao longo do tempo”, acrescenta Damien Fournier.

Mais detalhes sobre as soluções Sidel de linha completa para refrigerantes estão disponíveis em: www.sidel.pt/linhas-completas/linhas-para-refrigerantes.

Mais detalhes sobre o Sidel StarLite Tropical estão disponíveis em: www.sidel.pt/servicos/embalagem/design-de-embalagens-e-preformas/sidel-starlite-tropical.

 

 
Fonte: EMG

 

Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar

necessariamente a opinião do Portal.